Nelsinho busca vice-Presidência e articula proteção ao agro em acordo Mercosul-EU Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/politica/nelsinho-busca-vice-presidencia-e-articula-protecao-ao-agro-em-acordo/236046/
Salvaguardas foram apresentadas a Geraldo Alckmin e grupo de trabalho foi criado Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/politica/nelsinho-busca-vice-presidencia-e-articula-protecao-ao-agro-em-acordo/236046/
Nelsinho articulou proteção ao agro / Divulgação
assessoria.
Senador Nelsinho Trad (PSD) esteve, nesta quarta-feira (11/2), na vice-Presidência da República para articular mecanismos de proteção ao agronegócio brasileiro no âmbito do acordo Mercosul-União Europeia.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado foi acompanhado da colega Tereza Cristina (PP) no encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Conforme a divulgação, a principal resposta institucional às preocupações de produtores e empresários será o Grupo de Trabalho (GT) criado por iniciativa de Nelsinho no âmbito da CRE. O colegiado foi estruturado para acompanhar tanto a tramitação quanto a futura implementação do acordo, incluindo a análise de medidas legislativas necessárias e a interlocução direta com os ministérios envolvidos.
O senador foi enfático ao delimitar o cenário legislativo: o texto não comporta alterações. “Não dá mais para emendar. O que se tem que fazer diante dessa matéria que está no Congresso é votar sim ou votar não”, afirmou. Segundo ele, diante da complexidade da implementação, a alternativa foi estruturar um GT com técnicos legislativos, consultores e parlamentares para estudar instrumentos jurídicos capazes de mitigar impactos sem reabrir negociações internacionais.
De acordo com Nelsinho, qualquer mudança substancial no texto implicaria novas rodadas de negociação com a União Europeia e atraso na tramitação.
'O grupo de trabalho vem para discutir que instrumento podemos usar para proteger o produtor e garantir que ninguém saia lesado' declarou.
A reunião tratou especialmente das salvaguardas aprovadas no Parlamento Europeu e das estratégias para internalizar esses mecanismos no ordenamento jurídico brasileiro.
A senadora Tereza Cristina alertou para a necessidade de atenção a setores sensíveis, como o leite.
'Nós temos que trabalhar para que alguns segmentos não sejam fortemente atingidos, como o leite, que passa por uma crise interna', pontuou.
Já o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o caráter estratégico do acordo para o país. 'Comércio exterior é emprego, é renda, é oportunidade. Estamos trabalhando juntos para aprimorar todas as salvaguardas. Vamos ter todo o cuidado', afirmou.
Para Nelsinho Trad, o Grupo de Trabalho funcionará como canal permanente de diálogo com o setor produtivo, assegurando celeridade na análise do acordo, mas com responsabilidade institucional. “Sempre com a mão estendida para mitigar qualquer situação sensível que possa surgir na implementação”, concluiu.
É expressamente proibida cópia, reprodução
parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração
de informações deste sem prévia autorização
dos autores conforme legislação vigente.