SEREIAS DA VILA SÃO CAMPEÃ DO BRASILEIRO NO FUTEBOL FEMININO 'VEJA GOLS' - AgoraNews.com.br
 
 
 
18 de Abril de 2024 -
 
23/07/2017 - 08h00
SEREIAS DA VILA SÃO CAMPEÃ DO BRASILEIRO NO FUTEBOL FEMININO 'VEJA GOLS'
Por Isabel Fuchs em Opinião
O Chute/Vídeo: Youtube

As Sereias da Vila voltaram a vencer o Corinthians, na Arena Barueri, e ficaram com o título nacional. No entanto, o futuro do time é incerto. Na última semana o time do Santos se sagrou o primeiro campeão brasileiro de futebol feminino. Jogando contra o Corinthians, na Arena Barueri, o time das Sereias da Vila venceu tranquilamente e conquistou o título inédito, da primeira edição do Campeonato Brasileiro.

O resultado, analisando todo o histórico de investimento do clube na modalidade, é bastante justo. Dentro de campo o time jogou melhor e conseguiu bater o Corinthians nas duas partidas da final, fazendo valer todo o investimento realizado no time feminino.

História 

A história do time feminino do Santos, apesar da realidade atual, foi turbulenta. Em 2012 o então presidente do clube Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, tomou a decisão de encerrar as atividades do time de futebol feminino e também do time de futsal. À época o presidente afirmou que não era possível o Santos ser uma andorinha a voar sozinha e que enquanto os patrocinadores e as principais redes de televisão não se interessassem pelo futebol feminino, seria impossível um time arcar isoladamente com os custos de investimento.

No ano de 2012 o custo do time feminino era de 1,5 milhão de reais, a notícia do encerramento das atividades do time feminino gerou uma grande indignação nacional e Neymar, que na época ainda integrava o elenco santista, chegou a inclusive levantar a quantia necessária para manutenção do time, porém a diretoria manteve a decisão e o clube fechou as portas do time feminino.

Em 2015, quando Modesto Roma retorna à presidência do clube, o time feminino retoma suas atividades, projeto que possibilitou ao time vencer o Brasileirão esse ano. É importante pontuar, porém, que o contrato das atletas do time feminino se encerra este ano, já que ano que vem há nova eleição para diretoria do clube e o futuro do time feminino volta a ser incerto.

Esta instabilidade do time santista não é uma exclusividade, a maior parte dos times de futebol feminino do país funcionam da mesma maneira, sem nunca saber se as atividades das equipes irão permanecer no ano seguinte. Além da instabilidade da existência do clube, a instabilidade da existência dos campeonatos também é algo preocupante. O cenário atual é um pouco mais tranquilo, já que a previsão é de que o Brasileirão continue ainda a acontecer.

Se o Santos foi o campeão do torneio, o título de melhor público pertence ao Hulk da Amazônia. O Iranduba conseguiu quebrar todos os recordes de público e levou, na semifinal da competição, 25.371 torcedores ao estádio. A média de público do time amazonense é a maior já registrada por uma equipe de futebol feminino, não há na cidade nenhum grande time de futebol masculino e o time feminino foi abraçado, sendo muito bem visto em toda a região.

Este espaço conquistado pelo Hulk da Amazônia é muito importante para o futebol feminino e deve servir de referência para a modalidade em outras cidades e estados, que devem se espelhar na experiência amazonense e tentar compreender os fatores que levam ao grande sucesso da equipe com o público.

Seja como for, não é mais possível afirmar que não há espaço para o futebol feminino conquistar o público, é preciso somente que os gestores da modalidade de fato se atentem para esta questão, os jogos da final, em Santos e Barueri, também levaram um número considerável ao estádio. Pouco a pouco o futebol feminino vai conquistando mais espaço, a contragosto dos dirigentes do esporte no país, que nunca fizeram um esforço concreto para desenvolver a modalidade.

É preciso que a experiência do Santos e do Iranduba se alastre pelo país e que o futebol feminino conte com cada vez mais público nas arquibancadas e, a exemplo do Santos, que o restante das equipes seja responsável e forneça uma estrutura de qualidade para as atletas.

As guerreiras do futebol feminino estão há anos provando seu valor, dia após dia, treino após treino e jogo após jogo, agora é preciso que os dirigentes do futebol no país respondam à altura e invistam na modalidade. As arquibancadas cheias são uma vitória importantíssima para o futebol feminino.

ASSISTA MOMENTOS E O GOL

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.