19 de Abril de 2024 -
 
23/07/2014 - 15h45
Prática de exercícios em época de frio aumenta perda calórica
Assessoria

baixas temperaturas estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas deixam de lado a prática de exercícios físicos. Porém, no frio o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Segundo pesquisas, praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias.

“O corpo precisa de mais calorias para manter a temperatura no frio, além dos gastos a mais, estabelecer o equilíbrio entre o corpo e o meio ambiente é umavariável a mais que surge nesse momento, é necessário que a pessoa esteja bem alimentada, bem agasalhada”, explica o coordenador do curso de Educação Física da Unigran, Carlos Muchão Castilho.

O educador físico explica que o ser humano precisa manter a temperatura corporal. Como o frio é mais intenso, aumenta o metabolismo. Com isso, consome-se mais energia, gastando calorias. “O clima não pode interferir na prática da atividade física, ela deve ser sempre feita. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados nos dias mais frios, como a caminhada, a corrida, andar de bicicleta, nadar”, menciona.

Cuidados para fazer exercícios no inverno

Aquecer e alongar são essenciais, já que o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal. Conforme Carlos Muchão, “sempre é necessário preparar o corpo para uma atividade mais intensa, atividade mais forte. Esse preparar nós podemos chamar de aquecimento, onde nós vamos preparar o organismo, o sistema cardiorrespiratório, vascular e as articulações”.

O professor explica que as articulações são trabalhadas no alongamento e o sistema cardiovascular e respiratório em uma atividade um pouco mais moderada. Assim, o corpo estará preparado para fazer uma atividade mais intensa.

O ideal é colocar uma roupa adequada, dependendo da intensidade do exercício, roupas leves, nem muito agasalhado e nem ficar exposto ao frio. Assim, o organismo também se adéqua a temperatura. Outra dica é fundamental hidratar o corpo antes, durante e depois do exercício, já que o corpo perde líquido através da transpiração.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.