PSDB vai pedir inclusão de Lava Jato no processo de impeachment de Dilma - AgoraNews.com.br
 
 
 
18 de Abril de 2024 -
 
29/04/2016 - 15h15
PSDB vai pedir inclusão de Lava Jato no processo de impeachment de Dilma
Afirmação foi do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), líder de seu partido no Senado
Com Informações do Dourados News e UOL

O PSDB vai pedir que a comissão do impeachment do Senado inclua no processo contra a presidente Dilma Rousseff (PT) fatos investigados pela Operação Lava Jato, segundo afirmou nesta sexta-feira (29) o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). A denúncia contra Dilma apresentada à Câmara dos Deputados citava suposta omissão da presidente Dilma face ao esquema de corrupção na Petrobras.

"Estaremos pleiteando a inclusão da Lava Jato no pedido inicial. Da mesma forma que o senhor reconhece que o Senado pode rejeitar por inteiro a denúncia inicial, nós podemos acolher por completo o pedido", afirmou Cunha Lima, ao dirigir uma pergunta ao advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, ouvido na manhã desta sexta na reunião da comissão.

O senador tucano disse o pedido será feito "em momento oportuno", sem especificar. "E vamos no momento próprio pedir a inclusão no Senado da República a parte que foi excluída na Câmara", disse.

Ao aceitar a abertura do processo de impeachment, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou a tramitação do trecho da denúncia que acusava Dilma de ter sido omissa em relação aos casos de corrupção na Petrobras investigados pela Lava Jato.

Na quinta-feira, foram ouvidos dois dos autores do pedido de impeachment, o jurista Miguel Reale Junior e a advogada Janaína Paschoal. A advogada defendeu em sua exposição que o Senado poderia incluir fatos relativos à Lava Jato no processo de impeachment.

Segundo Janaína afirmou, 15 das 65 páginas da denúncia são voltadas à suposta ligação do governo Dilma com o esquema de corrupção investigado pela Lava Jato. "Vossas excelências têm toda liberdade para se debruçarem sobre as 65 páginas da denúncia", disse a advogada.

A defesa do governo tem afirmado que o a inclusão de novos fatos nessa fase do processo afeta o direito de defesa da presidente. Cardozo comparou a eventual inclusão da Lava Jato com a situação do personagem literário Josef K, do livro "O Processo", do escritor checo Franz Kafka, que é preso e passa a responder a um processo no qual não fica clara qual a acusação.

"Querer colocar outros fatos agora significa desestabilizar completamente o objeto do processo e matar a possibilidade de defesa. Transformar esse processo em um processo kafkiano. De repente nós estamos transformando a presidente da República no Josef K, do Franz Kafka. Ou seja, não sei do que está sendo acusado. A Lava Jato. Qual é a acusação contra ela na Lava Jato? Não tem nenhum inquérito aberto contra ela."

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.