19 de Abril de 2024 -
 
01/07/2015 - 21h13
DOF divulga balanço semestral da apreensão de drogas na fronteira do Mato Grosso do Sul
Julio Cesar Teles Arguelho
Comunicação Social DOF/SEJUSP-MS
Foto: Comunicação Social DOF/SEJUSP-MS

A direção do Departamento de Operações de Fronteira, DOF, na tarde dessa quarta feira (01), divulgou o balanço semestral sobre a apreensão de drogas na fronteira do estado.

De acordo com o balanço houve um aumento considerável na apreensão de maconha, cocaína e haxixe nas fronteiras do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que o total de drogas apreendidas pelo DOF, chegou a quase 22 toneladas, sendo que no mesmo período de 2014 foram apreendidas cerca de 14,5 Toneladas.

O aumento mais expressivo realizado pelo DOF no ano de 2015, foi na apreensão de maconha, que chegaram a 21.333 quilos da droga, com aumento de 55% se comparado ao mesmo período de 2014.

Outra droga que apresentou um grande número de apreensões neste ano foi o haxixe, que é subproduto da maconha, e totalizou cerca de 41 quilos, 95% a mais do que no mesmo período de 2014.

As apreensões de cocaína tiveram um aumento de 20% e totalizaram cerca de 234 quilos apreendidos no ano de 2015.

Grande parte dessas apreensões se deram na região sul do estado, nas regiões de Amambaí, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, que fazem fronteira com o Paraguai, um dos principais produtores de maconha do mundo. 

O patrulhamento itinerante de fronteira, realizado a mais de 28 anos pelo DOF, nos mais de 1500 quilômetros de fronteira com a Bolívia e Paraguai, vem surtido efeito muito positivo, principalmente na desarticulação do narcotráfico, sendo que essas apreensões, somadas a de outros órgãos de segurança que trabalham nessa área, descapitalizam o crime na fronteira do Brasil com o Paraguai.

“As técnicas usadas por nossos policiais, somada a demanda da droga no Brasil e o período da safra da maconha no Paraguai, nos garantiram um número grande de apreensões, principalmente de maconha e de haxixe. Nossas apreensões na maioria das ocorrências são de pequenos volumes de droga, que variam entre 10 e 60 quilos da droga, onde torna-se mais fácil camufla-la e mais difícil de se encontrar. Apreensões como a que ocorreu nos na última semana em Amambaí, com mais de cinco toneladas apreendidas, são exceções, prova disso é o número de pessoas presas pelo tráfico, que nesse primeiro semestre chegou a 194 prisões”. Diz Ary Carlos Barbosa, Coronel da PM e Diretor do DOF.

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.