19 de Abril de 2024 -
 
21/12/2014 - 22h25
Olarte nomeou engenheira de confiança de Amorim para 'cuidar' contratos da Seinthra
Servidores dizem que o empreiteiro João Alberto Krampe Amorim assume cada vez mais poder na Seinthra
Vanda Escalante e Éser Cáceres
Midiamax

GILMAR OLARTE (esquerda) - JOÃO AMORIM (direita)

Enquanto obras milionárias se desmancham com as águas da chuva causando inundações, alagamentos e buracos nas ruas de Campo Grande, servidores dizem que o empreiteiro João Alberto Krampe Amorim assume cada vez mais poder na Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). Segundo a denúncia, a interferência de empreiteiras nos trabalhos do órgão municipal nunca teria sido tão descarada.

"Agora a coisa desandou de vez mesmo. Que há influência desde que o grupo do PMDB chegou à Prefeitura, todo mundo sabe. Só que nunca tinha sido tão evidente assim. O senso de posse e impunidade subiu à cabeça desses senhores", resume um servidor público que há mais de 25 anos trabalha no setor de obras da Prefeitura de Campo Grande.

As 'evidências' às quais o servidor se refere incluiriam a nomeação de uma engenheira civil considerada 'pessoa de confiança' de João Amorim para posição estratégica na Seinthra.

Renilda Ota Miyasato, que mantinha o nome até agora preservado no circuito das publicações oficiais, foi nomeada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) no último dia 3 de dezembro como diretora de Gestão de Contratos na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação.

"Essa mulher chegou a assinar ata de licitação em nome da Proteco, que é do João Amorim. A gente pode dizer que essa nomeação oficializou aquele ditado do lobo cuidando do galinheiro", indigna-se o servidor público de carreira.

Na prática, a engenheira apontada como uma das poucas pessoas de confiança de João Amorim passou a ser responsável justamente pelo controle de todos os contratos milionários que são mantidos com dinheiro público para as empreiteiras em todo tipo de obras da Prefeitura Municipal.

"Se uma empresa é contratada para construir uma Unidade Básica de Saúde, passa por lá. Se paga mensalmente para uma empreiteira tapar buracos, passa por lá. É, talvez, o terceiro cargo mais importante na hierarquia da Seinthra do ponto de vista dos empresários. Só perde para o secretário e para o financeiro", resume.

Mas, não para por ai o suposto processo para 'tomada' do órgão municipal pelo grupo de empreiteiras. Na sexta-feira (19), Renilda ganhou do prefeito mais uma atribuição: foi designada para coordenar a UGPE (Unidade de Gerenciamento de Programas Especiais), que cuida de projetos estratégicos, por onde passam milhões.

Como coordenadora da UGPE, a engenheira de confiança de João Amorim vai conduzir obras de programas como o Saneamento Para Todos, dos PACs 1 e 2 (Programas de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal), dos PPI (Projetos Prioritários de Investimentos), Pró Transporte, Mobilidade Grande Cidades e Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas.

Nestes, além de dinheiro municipal, há recursos do Governo Federal. Renilda não foi localizada para comentar os vínculos profissionais que manteve com as empresas de João Amorim antes de assumir o cargo para o qual, segundo a denúncia, ele a teria 'escalado'.

A reportagem também tenta, desde quinta-feira (19), ouvir João Amorim sobre as suspeitas de que ele estaria à frente de suposto esquema para favorecer empresas e concentrar contratos na secretaria municipal de obras. Por telefone, desligou ao saber que se tratava de repórter do Midiamax.

Procurado na sede da empresa Proteco para esclarecer qual o grau de relação empresarial que possui com a engenheira nomeada por Olarte, depois de várias evasivas, João Amorim se limitou a declarar que “se pronunciará oportunamente” a respeito de seus contratos e contatos com o poder público.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.