Movimento nos cemitérios de Dourados já é grande - AgoraNews.com.br
 
 
 
20 de Abril de 2024 -
 
01/11/2014 - 09h30
Movimento nos cemitérios de Dourados já é grande
DouradosAgora
Foto: Marcos Ribeiro/O Progresso)

O movimento nos cemitérios públicos de Dourados, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus, já é intenso desde ontem. A prefeitura acredita que, pelo menos 60 mil pessoas devem passar pelos locais até amanhã, feriado do Dia de Finados. Muitos se anteciparam para preparar as sepulturas dos entes queridos, fazendo pequenas reformas, lavando ou capinando o mato aos arredores. Alguns que não podem fazer esse serviço contratam mão de obra especializada em fazer o reparo dos túmulos.

A prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), vem fazendo a manutenção dos cemitérios públicos Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus, há vários dias, para receber os visitantes. As equipes de limpeza providenciaram a manutenção das passarelas, corredores, calçadas, recolhimento de entulhos, capina, varrição e pintura. O trabalho se estendeu as ruas laterais aos cemitérios e na Coronel Ponciano, principal via de acesso.

Ambulantes

A Prefeitura cadastrou algo em torno de 130 ambulantes para fazer a comercialização de velas, flores, alimentos, sorvete e bebidas (exceto bebida alcoólica, que é expressamente proibido).

Eles ficarão instalados em frente ao Cemitério Santo Antônio de Pádua, na Rua Coronel Ponciano e Rua Palmeiras, em frente ao Bom Jesus. A Guarda Municipal deverá interditar alguns trechos das ruas nos arredores para não haver tumulto no trânsito e garantir a segurança dos visitantes.

Missas

Quanto à programação, a Igreja católica fará quatro missas no Dia de Finados, no cemitério Santo Antônio de Pádua. A primeira será às 7h30, depois às 10h; às 15h e a última, às 17h. A administração dos cemitérios ficará à disposição dos visitantes, das 7h às 18h.

As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A escolha da data se deu em virtude do Dia de de Todos os Santos (1° de novembro).

Assim como outras datas importantes, 2 de novembro, Dia de Finados é dedicado para que as famílias a visitação junto aos túmulos dos entes queridos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.