HU adota passos da OMS para segurança dos seus pacientes - AgoraNews.com.br
 
 
 
18 de Abril de 2024 -
 
17/04/2015 - 14h00
HU adota passos da OMS para segurança dos seus pacientes
Dourados Agora
A pulseira com dados é uma das medidas
adotadas para a correta identificação do paciente

Um hospital, assim como qualquer ambiente de grande movimentação humana, requer cuidados que, muitas vezes, vão além da percepção de quem faz uso de seus serviços, e que são de fundamental importância para que o local cumpra sua função adequadamente. A segurança é um desses cuidados.

No entanto, além da vigilância, em seu sentido literal, um hospital necessita primar pela segurança de seus pacientes no que diz respeito à assistência à saúde, ou seja, em tudo o que remete ao manuseio com as pessoas que buscam atendimento, de forma a minimizar os riscos existentes.

Dessa forma, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) possui desde 2014 o Núcleo de Segurança do Paciente, uma prerrogativa do governo federal, em conformidade com a Portaria 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente e a RDC 36/2013, que elaborou as Ações para Segurança do Paciente, configurando-se em um dos primeiros hospitais da região a adotar as medidas de segurança conforme as normas.

O Núcleo, composto por profissionais de vários setores do HU-UFGD, vem desenvolvendo atividades e implementando novas práticas a fim de reduzir a ocorrência de eventos adversos referentes aos cuidados em saúde, como, por exemplo, erros humanos e infecções hospitalares, entre outras situações que possam causar danos aos pacientes.

Metas

As ações do Núcleo são pautadas pelos seis passos da segurança do paciente, elencados a partir das seis metas instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quatro desses passos já foram iniciados em 2014 no HU-UFGD e os outros dois começam a ser trabalhados neste ano.

A devida identificação do paciente é uma das metas e tem ações simples, mas de grande resultado para evitar que procedimentos e medicamentos sejam ministrados a pessoas erradas. No HU, todo paciente internado recebe pulseira com seus dados e tem o leito identificado de forma padronizada, além de identificação adesiva na roupa e na maca do centro cirúrgico.

Outra meta, a de melhorar a segurança no uso, na prescrição e na administração de medicações, teve grande auxílio após a aquisição de uma máquina unitarizadora, que, além de melhorar o fluxo de trabalho na Unidade de Dispensação Farmacêutica, identifica clara e objetivamente os medicamentos e possibilita dispensar doses unitárias por paciente.

No centro cirúrgico, passou a ser obedecido o protocolo de cirurgia segura, pelo qual os profissionais participantes do procedimento realizam checklists cirúrgico e de materiais e equipamentos, controles de recuperação pós-anestésica (RPA) e, além das medidas já tomadas para a identificação, a checagem dos dados do paciente em sala cirúrgica (time out), com o intuito de garantir a máxima segurança pré, intra e pós-operação.

Todas as ações já implementadas vêm alcançando reflexos importantes como a redução na suspensão de cirurgias e a qualificação e a segurança da assistência de enfermagem.

Novas medidas

Para 2015, estão previstas atividades voltadas à redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde por meio da higienização das mãos e redução do risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas.

Já em maio, como parte das novas medidas, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, organismo composto por profissionais que também são integrantes do Núcleo, realiza nos dias 5 e 6 a Campanha de Higienização das Mãos, que consistirá em atividades dinâmicas em diversos setores do Hospital, reforçando a importância da higiene das mãos como principal forma de controle de infecções hospitalares.

Conheça os seis passos

Elencados pela OMS e já aplicados como metas no HU-UFGD, os seis passos são:

Identificar os pacientes corretamente;

Melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais;

Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância;

Assegurar cirurgia com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;

Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde por meio da higienização das mãos e

Reduzir o risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas.

SERVIÇO

Mais informações sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente podem ser obtidas no Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, pessoalmente ou pelo telefone (67) 3410-3036. O Núcleo realiza reuniões mensais abertas a todos os profissionais do HU-UFGD.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.