Associação de remanescentes de quilombos faz assembleia na Picadinha - AgoraNews.com.br
 
 
 
18 de Abril de 2024 -
 
21/08/2017 - 15h25
Associação de remanescentes de quilombos faz assembleia na Picadinha
De acordo com o Incra, essa comunidade é formada pelos descendentes nascidos em 1867
André Bento
94FM/Agoranews

A Associação dos Remanescentes de Quilombos Deziderio Feipe de Oliveira (Arqdez), situada no Distrito da Picadinha, em Dourados, fará uma assembleia geral extraordinária no próximo domingo, dia 27 de agosto, às 8h. A convocação, assinada por seu atual presidente, Gerson da Silva Areco, foi divulgada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial do Município.

Associação dos Remanescentes de Quilombos Deziderio Feipe de
Oliveira tem sede no Distrito da Picadinha (Foto: Divulgação/Incra)

De acordo com a publicação, essa assembleia será destinada à "aprovação do estatuto social", ao "recadastramento dos associados e herdeiros", à "prestação de contas da ex-diretoria", à "mudança de normas regimento interno, contribuições, administração e de patrimônio", e para "aplicação de penalidade conforme estatuto social".

A assembleia deve ocorrer na sede social da associação, situada na Chácara Cabeceira São Domingos, sem número, no centro comunitário da comunidade no Distrito da Picadinha.

Às 8h está prevista a primeira convocação com quórum de 2/3 (dois terços) dos (as) associados (as). Já a segunda chamada, com 1/3 (um terço), ocorrerá às 9h.

De acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), essa comunidade "é formada pelos descendentes de Dezidério Felipe de Oliveira", nascidos em 1867. Ele "foi escravo e testemunha da abolição da escravatura de 1888. Saiu, então, de Minas Gerais e veio em direção ao que hoje é conhecido como Mato Grosso do Sul, se instalando na região conhecida como Picadinha".

"No município de Dourados, Dezidério conseguiu a posse de cerca de 3.700 hectares de terra na cabeceira do córrego São Domingos. Lá se casou e seus descendentes e agregados povoaram a posse conhecida como Picadinha. Sua posse foi sendo ocupada por fazendeiros e a família foi aos poucos perdendo a área", detalhou o instituto, que na edição do dia 31 de dezembro de 2014 do Diário Oficial da União publicou portaria que "reconhece e declara como terra da Comunidade Remanescente Quilombola de Dezidério Felipe de Oliveira/Picadinha a área de 2.656 hectares na região.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.