CPI vai convocar advogada para saber quem a ameaçou, diz Hugo Motta - AgoraNews.com.br
 
 
 
19 de Abril de 2024 -
 
31/07/2015 - 17h00
CPI vai convocar advogada para saber quem a ameaçou, diz Hugo Motta
Folhapress

O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou nesta sexta-feira (31) que a convocação da advogada Beatriz Catta Preta está mantida e que a CPI quer saber quem a ameaçou.
Motta lançou suspeitas de que Catta Preta esteja se "vitimizando" para esconder "talvez alguns atos ilícitos que ela tenha cometido no âmbito do processo da Lava Jato".
Responsável por firmar nove acordos de delação premiada de réus da Operação Lava Jato, a advogada disse ao "Jornal Nacional" nesta quinta-feira (30) que deixou o caso e decidiu abandonar a advocacia porque se sentiu ameaçada.
"Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira", afirmou.
Segundo ela, a pressão aumentou após um de seus clientes, o lobista Julio Camargo, mencionar em depoimento que pagou US$ 5 milhões em propina ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O deputado convocou uma entrevista coletiva nesta sexta para rebater as declarações. Catta Preta não citou nomes, mas disse que a pressão vinha de integrantes da CPI, que é comandada por aliados de Cunha.
"Essa vitimização não vai nos intimidar e eu acredito que ela tem que prestar esclarecimentos sobre as ameaças que sofreu, sobre o que vem passando, e a CPI será um grande palco para que isso seja dito. Ela terá oportunidade de dizer pessoalmente quem a está ameaçando e como essa ameaça foi feita", afirmou Hugo Motta.
Apesar de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter dado decisão desobrigando Catta Preta de informar a origem dos seus honorários, Motta disse que a CPI vai marcar uma data para ouvi-la, mas sem abordar o assunto. Afirmou que ainda não há data marcada.
"A CPI continua sendo uma oportunidade para dra. Catta Preta vir e dizer quais são as ameaças que está sofrendo. Esclarecer outros fatos que ela queira abordar", declarou.
Motta sustentou que o requerimento de convocação da advogada, de autoria do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), estava "dentro da lei" e foi aprovado por unanimidade pela comissão. "A CPI não ameaça ninguém, a CPI investiga", disse.
Questionado por que a CPI não convocou também os outros advogados da Lava Jato, mas apenas Catta Preta, Motta afirmou que outros podem vir a ser convocados ainda.
Pansera foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef, réu da Lava Jato, de agir como "pau mandado" de Cunha (PMDB-RJ). O parlamentar nega e diz que age por conta própria.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.