16 de Abril de 2024 -
 
28/04/2021 - 06h30
Alan Guedes pede apoio do ministro para terminal de logística em Dourados e garante recursos com a ministra Tereza Cristina
Com ferrovia que ligará cidade ao porto de Paranaguá, terminal é crucial para mais competitividade a produtores
Assessoria PMD
Agora News
Prefeito Alan Guedes com ministro Tarcísio Gomes de
Freitas - Foto - (Divulgação)

Durante reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta terça-feira (27), o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) solicitou o apoio da pasta para a instalação de um terminal de logística e infraestrutura intermodal no município. O secretário de Governo e Gestão Estratégica Henrique Sartori também participou do encontro.

Segundo Alan Guedes, com o projeto de construção de uma nova ferrovia, executado pelo Ferroeste, ligando Dourados ao Porto de Paranaguá e Ponta do Paraná (PR), a instalação do terminal é fundamental para garantir mais competitividade às commodities produzidas em Mato Grosso do Sul.

“Em 2017, o Ministério da Agricultura reabilitou o projeto de construção da ferrovia, em uma lista de 31 obras prioritárias para garantir a competitividade e a expansão da produção de grãos no Brasil. Entretanto, por se tratar de uma obra da natureza privada, é preciso auxílio do ministério nas negociações”, explica o prefeito.

Guedes ainda pontua que um dos maiores gargalos para os produtores hoje é o escoamento da produção. “O terminal e a instalação de uma estrutura intermodal moderna em Dourados beneficiarão o escoamento da produção da região e a prestação de serviços para a ferrovia, o que teria reflexo na expansão do desenvolvimento local e regional”, acrescenta o prefeito.

O secretário de Governo Henrique Sartori ressalta que além de Dourados, todas as cidades da região sul do Estado também sentiriam os efeitos positivos do projeto. “Dourados é uma cidade referência para os municípios da região do sul do Estado. Este investimento teria impacto na vida de mais de 1 milhão de pessoas”.

MINISTRA TEREZA CRISTINA GARANTE CONSTRUÇÃO DE PONTE

Secretário de Governo, Henrique Sartori, a ministra Tereza
Cristina e o prefeito Alan Guedes. Foto: Assecom

A Ministra da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Tereza Cristina, garantiu R$1.676.472,00, via MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), para a substituição das pontes de madeira do Travessão Torto e Travessão do Carlão, que fazem divisa entre Dourados e Douradina.

Os recursos já foram empenhados e a Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) ficará responsável por licitar as obras. Segundo o prefeito Alan Guedes, a substituição é uma demanda antiga dos produtores rurais da região.

“Essa obra vai garantir uma maior fluidez e trafegabilidade naquela área, o que é de extrema importância para quem vive e produz na região. A ministra Tereza Cristina tem um olhar bastante preocupado com as demandas do Estado e se empenha ao máximo para atender a todas as solicitações”, pontua ele.

A região do Travessão do Torto também tem outra obra estruturante já iniciada, a da ponte de transposição do córrego Laranja Doce. Serão investidos R$ 294.680,10 para transposição do córrego. A obra completa outro pacote realizado na região com drenagem, pavimentação, sinalização viária e calçamento, feitas pela Prefeitura de Dourados.

Após o fim da obra o Governo do Estado se comprometeu a asfaltar o trecho da ponte do Laranja Doce. Até o momento, a Prefeitura já realizou mais de 1 km de drenagem interna e a obra contará com mais de 146 bocas de lobo, que auxiliam no escoamento da água e evitam alagamentos. A região ainda receberá mais de 9 km de pavimentação nova.

Ponte do Travessão do Torto. Foto: Prefeitura de Douradina
publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.