18 de Abril de 2024 -
 
23/03/2019 - 07h20
Acusada de mandar matar marido em Dourados tem habeas corpus negado
André Bento
94FM/Agoranews
Esposa da vítima do atentato, Valdirene é acusada de ser
mandante do crime - (Foto: Sidnei Bronka/Arquivo)

A desembargadora Elizabete Anache negou novo pedido de liberdade feito pela defesa de Valdirene Fiorentino da Silva, de 35 anos, presa desde 13 de fevereiro acusada de mandar matar o próprio marido, José Pereira Barreto, de 38 anos, alvo de um atentado a tiros naquela tarde em Dourados. O processo sobre a tentativa de homicídio, que tem sete réus, foi colocado em sigilo pela Justiça de Dourados. 

A relatora de habeas corpus impetrado junto à 1ª Câmara Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve decisão expedida em 22 de fevereiro pelo juiz Eguiliell Ricardo da Silva, da 3ª Vara Criminal de Dourados, que havia negado outro pedido de liberdade provisória “para garantia da ordem pública”. (clique aqui para ler mais)

Porém, essa mais recente decisão judicial da Corte estadual negou apenas o pedido de liminar, que traria efeito imediato e provisório. O mérito do recurso, que ainda poderá resultar na libertação de Valdirene, precisará passar por votação do colegiado, ou seja, dos demais desembargadores da 1ª Câmara Criminal.

No recurso anterior, que tramitou na 1ª instância, a defesa de Valdirene alegou à Justiça que ela agiu em legítima defesa indireta, por ser vítima de relacionamento abusivo há 17 anos com o marido José Pereira Barreto. Além de argumentar ter ajudado na elucidação do crime, apontando os demais envolvidos, mencionou não possuir antecedentes criminais, deter emprego lícito e residência fixa, e possuir três filhos, de 10, 12 e 16 anos.

Naquela oportunidade, porém, o magistrado local afirmou que “a manutenção da custódia cautelar da requerente é necessária para garantia da ordem pública em razão da gravidade concreta, tendo em vista que, em tese, a ré teria planejado a morte de seu marido, que somente não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade, e ainda, a tentativa de homicídio teria ocorrido em via pública, e em horário de intenso movimento, colocando em perigo a vida de outras pessoas que passavam pelo local”.

Barreto acabou batendo a camionete após ser atingido pelos tiros.
publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.